Exposição “Surreal Polonês aos Olhos da Arte” em exibição na Casa da Cultura Polônia Brasil.

(Obra "Quatro Estações", acrílica sobre tela de Everly Giller)
(Obra “Quatro Estações”, acrílica sobre tela de Everly Giller)

Em itinerância desde 2016 quando foi inaugurada em União da Vitória, PR, a exposição “Surreal Polonês aos Olhos da Arte” chega a Curitiba e ficará aberta ao público até 26 de maio de 2017 na Casa da Cultura Polônia Brasil.

A exposição aberta ao público no dia 31 de março foi idealizada pela Prof.ª e artista Marisa M. Klobukoski Marcon, com coordenação de Ludmiła Pawłowski, professora de língua polonesa e da aluna Fernanda Strobino é resultado de projeto viabilizado pelo Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba e conta com o apoio, na capital paranaense, da Casa da Cultura Polônia Brasil e Sociedade Polono-Brasileira Tadeusz Kosciuszko.

(Detalhes da Exposição - Foto: Beatriz Kulinitz)
(Detalhes da Exposição – Foto: Beatriz Kulinitz)

As obras expostas pertencem ao acervo da Associação Cultural Polono-Brasileira Karol Wojtyla de União da Vitória, PR. O projeto voluntário de pintura intitulado “O surreal polonês aos olhos da arte” tem por objetivo a universalização do conhecimento sobre a Polônia.  Por isso, cada um dos 22 artistas participantes escolheu um tema para análise criativa no contexto da Polônia, como religião, economia, política, natureza, educação, moda, amor, dança etc., entre eles estão: Aclair Helena Bailke, Ana Inêz Schreineiner , André Brik, Claudio Boczon, Elaine Stankiwicz, Eloir Jr., Everly Giller, Felipe Pétola, Heliana Grudzien, Israel Checozzi, Izabel Liviski, Janete Azeredo, Juliana Kudlinski, Keh Michelotto, Léo Ferreira, Márcia Széliga, Maria Salette Strobino, Mari Inês Piekas, Marlon Bauer, Schirlei Freder, Simone Koubik e Ulisses Teixeira.

(Abertura da Exposição "Suerral Polonês aos Olhos da Arte" - Foto: Carla Schwab)
(Abertura da Exposição “Suerral Polonês aos Olhos da Arte” – Foto: Carla Schwab)

Durante a abertura da exposição estiveram presentes diretores e membros do conselho da Casa da Cultura Polônia Brasil, o Cônsul Geral da República da Polônia em Curitiba, o Sr. Marek Makoswski, a professora de língua polonesa e coordenadora da mostra Sra. Ludmila Pawlowski, os representantes da Associação Cultural Polska-Braziliana Karol Wojtyła, além de representantes da comunidade polono-brasileira e do público em geral.

Abordando os aspectos sócio-culturais da Polônia e com inspiração no surrealismo, a exposição em cartaz é uma boa oportunidade para prestigiar obras dos vários artistas que por meio de trabalho voluntário somaram-se a projeto que visa a valorização e restauração da cultura Polonesa deixada por seus antepassados.

 

Serviço:

Exposição “O surreal polonês aos olhos da arte”

Onde: Casa da Cultura Polônia Brasil

Rua: Ébano Pereira, 502 – Centro – Curitiba – PR

Quando: de 31 de março a 26 de maio de 2017

Entrada franca, livre para todos os públicos

Horário: de segunda a sexta, das 14h às 17h

Para mais informações, e-mail: contato@poloniabrasil.org.br ou do fone (41) 3088-0708

 ***