Em CRUZ MACHADO-PR a exposição “Como um polonês construiu ferrovias no Brasil”


Wierzbowski_CruzMachado-01

Casa da Cultura Polônia Brasil com apoio do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba e demais parceiros institucionais, leva para Cruz Machado no Paraná a Exposição “Como um polonês construiu ferrovias no Brasil…”,  que esteve exposta em sua sede em Curitiba-PR em 2015.

A exposição que conta a história da família Wierzbowski através da reproduções fotográficas, faz parte da coleção doada pelos herdeiros à Biblioteca Silesiana na Polônia em 2005 e ficará em exposição de 21 de fevereiro à 17 de março de 2016 na Prefeitura Municipal de Cruz Machado e de 19 de março à 1 de abril em Museu Etnográfico de Santana, em Cruz Machado-PR.

A coleção única do seu gênero, doada pelos herdeiros Jerzy Łuka e Ewa Sońska consiste em diversos documentos da família, arquivos fotográficos e mapas feitos a mão. Ilustra a incrível história da família Wierzbowski, primeiramente ligada às terras polonesas sob ocupação russa, depois à Silésia Maior, e finalmente, sua vida no país distante, no Brasil e demostra a persistente luta pela polonidade e um patriotismo inabalável. Os documentos mais antigos da coleção datam da primeira metade do século XIX, entre eles, um diploma de 1847 “Heroldya do Reino Polonês” confirmando o título de nobreza de Tomasz Wierzbowski, com brasão de Lubicz. Porém, os mais curiosos e raros são os materiais referentes à emigração de Teofil Witold Wierzbowski para o Brasil; engenheiro e construtor de ferrovias no Brasil. As imagens registradas por ele formam um testemunho único do processo da construção de ferrovias no Paraná entre os anos 1909 e 1914.

 

Serviço:

Inauguração 21 de fevereiro

Período expositivo: 22 de fevereiro até 17 de março

Local: Prefeitura Municipal de Cruz Machado

Avenida Vitória, 167 – Centro – Cruz Machado – PR

Entrada: Gratuita, aberta a todos os públicos

Mais informações: cmcultural@hotmail.com

Telefone: (42) 3554-1222    ramal: 224

Secretaria de Cultura

Horário de atendimento de segunda a sexta feira das 8h30 as 11h30 e das 13h30 às 17h.

 

Serviço:

Inauguração 18 de março

Período expositivo: 19 de março a 01 de abril

Local:Museu Etnográfico de Santana –

Distrito de Santana – Cruz Machado – PR

Entrada: Gratuita, aberta a todos os públicos

Mais informações:  museuetnograficosantana@hotmail.com

Telefone: (42) 3554-1222    ramal: 224

Secretaria de Cultura

Horário de atendimento de segunda a sexta feira das 8h30 as 11h30 e das 13h30 as 17h.

Mapa de Cruz Machado
Mapa de Cruz Machado

 ***