Projetos e Iniciativas

A construção do Plano de Atividades da instituição segue o norteamento das Políticas Culturais Brasileiras com projeto em várias áreas, entre elas: Expressões Culturais (Artesanato, Cultura Popular, Artes Visuais), Artes de Espetáculo (Dança, Folclore, Música, Circo, Teatro, Coral) Audiovisual, Livro, Leitura, Literatura (Cinema e Vídeo), Publicações e Mídias Impressas, Patrimônio (Material, Imaterial, Arquivos, Museus), Criações Funcionais (Moda, Design, Arquitetura, Arte Digital) e Gastronomia.

Ecomuseu da Itaipu recebe a exposição “Meu Coração de Polaco Voltou”.

(Foto: José Vieira)

  A exposição que conta com o patrocínio da Itaipu e o apoio do Consulado Geral da Polônia em Curitiba desde seu lançamento, explora a origem e a influência polonesa na obra do escritor curitibano Paulo Leminski e faz um recorte histórico através da genealogia da família. São documentos originais e painéis destacando memórias históricas e aspectos da obra do ... Leia Mais »

Em CRUZ MACHADO-PR a exposição “Como um polonês construiu ferrovias no Brasil”

Wierzbowski_CruzMachado-01

A Casa da Cultura Polônia Brasil com apoio do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba e demais parceiros institucionais, leva para Cruz Machado no Paraná a Exposição “Como um polonês construiu ferrovias no Brasil…”,  que esteve exposta em sua sede em Curitiba-PR em 2015. A exposição que conta a história da família Wierzbowski através da reproduções fotográficas, faz parte da coleção doada pelos herdeiros ... Leia Mais »

Recital de BELLA OLEJNIK

unnamed

“NÃO ME ROUBE A ALEGRIA DE VIVER!” Monodrama musical apresentado por Bella Olejnik.   A artista convida a uma viagem por mundos inatingíveis, frequentemente intocáveis, por mundos de sonho, esperança, mentira, imaginação, mas também decepção, dor, felicidade e paz interior.   Bella Olejnik é uma artista reconhecida no cenário artístico polonês, atuando intensamente em produções teatrais, cinema e televisão. Belka ou Belíssima, como ficou ... Leia Mais »

Casa da Cultura Polônia Brasil e Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba apresentam a exposição “Aproximações” de João Urban, simultaneamente no Brasil, Polônia e Ucrânia.

(Sra. Wanda Wierzbicki, neta de imigrantes poloneses, Colônia Santana, Cruz Machado, PR, 2016. – Foto: João Urban)

A Casa da Cultura Polônia Brasil juntamente com o Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba realizam ação inédita de simultaneidade lançando a exposição fotográfica “Aproximações: Ucranianos e Poloneses nas fronteiras agrícolas do Paraná” do fotógrafo curitibano João Urban, no Brasil, Polônia e Ucrânia. A exposição “Aproximações” é um desdobramento do trabalho realizado em 2013 pelo fotógrafo João Urban, ... Leia Mais »

Lançamento de livros e autógrafos na Casa da Cultura Polônia Brasil.

Livro Mockup 2

Durante a III Feira de Arte e Cultura que acontece neste domingo dia 9 de outubro a Casa da Cultura Polônia Brasil fará o lançamento de três livros, sendo que um deles é resultado do trabalho de artistas de origem polonesa responsáveis pela exposição “Lendas Polonesas” que itinerou de 2014 à 2015 pelo Paraná e Rio Grande do Sul e ... Leia Mais »

Casa da Cultura Polônia Brasil realiza “III Feira de Arte e Cultura” em sua sede em Curitiba.

(Fotos da I e II Feira de Arte e Cultura da CCPB)

  A Casa da Cultura Polônia Brasil, uma instituição sem fins lucrativos localizada na capital paranaense, promoverá no domingo 09 de outubro a próxima edição da sua Feira de Arte e Cultura. A instituição quer repetir o sucesso das feiras anteriores e oferecerá ao público muitas opções de artesanato, apresentação de dança, etc. A CCPB que desde sua fundação em ... Leia Mais »

A Casa da Cultura Polônia Brasil recebe o grupo Sutari, que vem ao Brasil como parte da programação organizada pelo Comitê Olímpico Polonês.

(Foto: Aleksandra Gronowska / Arte: Axel Giller)

No âmbito do programa de apresentação da cultura polonesa no Brasil, realizado por Culture.pl, o Sutari – um grupo de música folclórica e jazz – iniciou colaboração artística com músicos brasileiros selecionados e durante sua estada no Brasil o grupo realizará oficinas e sessões conjuntas com artistas brasileiros. Dentro da programação será realizada uma série de concertos em várias cidades ... Leia Mais »

Nova geração de cineastas poloneses ganham espaço na Cinemateca de Curitiba.

brasil16_cartaz

O Festival de Cinema Polonês exibe ao público brasileiro, desde 2009, as melhores produções cinematográficas da Polônia, em sua maioria inéditas no país. A 6ª edição conta com a exibição de 6 longas de ficção e 6 curtas documentários que irão circular pelos principais centros culturais do Brasil. Em  Curitiba, acontece na Cinemateca, do dia 17 a 20 de agosto ... Leia Mais »

A Freguesia do Livro está presente na Casa da Cultura Polônia Brasil.

20160331_184348

O mês das férias ainda não acabou e a Casa da Cultura Polônia Brasil retoma suas atividades na próxima segunda 25 de julho. Que tal um bom livro para terminar as férias? A Casa da Cultura Polônia Brasil participa desde 2015 de iniciativa da Freguesia do Livro como um ponto de leitura e conta com livros em português e polonês ... Leia Mais »

“Visões do Paraíso” da artista Eunice de Alencar Guimarães Vianna na Casa da Cultura Polônia Brasil.

("Cabala", óleo sobre tela em pontilhismo - 88x66, ano 1964)

A Casa da Cultura Polônia Brasil e o Consulado Geral da República da Polônia convida a todos para a abertura da exposição “Visões do Paraíso” de Eunice de Alencar Guimarães Vianna que acontecerá nesta sexta 22 de julho de 2016 às 19h na sede da instituição, na capital paranaense. Com produção da também artista plástica Marcia Széliga e apoio de parceiros ... Leia Mais »