Eventos

Em CRUZ MACHADO-PR a exposição “Como um polonês construiu ferrovias no Brasil”

Wierzbowski_CruzMachado-01

A Casa da Cultura Polônia Brasil com apoio do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba e demais parceiros institucionais, leva para Cruz Machado no Paraná a Exposição “Como um polonês construiu ferrovias no Brasil…”,  que esteve exposta em sua sede em Curitiba-PR em 2015. A exposição que conta a história da família Wierzbowski através da reproduções fotográficas, faz parte da coleção doada pelos herdeiros ... Leia Mais »

Recital de BELLA OLEJNIK

unnamed

“NÃO ME ROUBE A ALEGRIA DE VIVER!” Monodrama musical apresentado por Bella Olejnik.   A artista convida a uma viagem por mundos inatingíveis, frequentemente intocáveis, por mundos de sonho, esperança, mentira, imaginação, mas também decepção, dor, felicidade e paz interior.   Bella Olejnik é uma artista reconhecida no cenário artístico polonês, atuando intensamente em produções teatrais, cinema e televisão. Belka ou Belíssima, como ficou ... Leia Mais »

Casa da Cultura Polônia Brasil e Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba apresentam a exposição “Aproximações” de João Urban, simultaneamente no Brasil, Polônia e Ucrânia.

(Sra. Wanda Wierzbicki, neta de imigrantes poloneses, Colônia Santana, Cruz Machado, PR, 2016. – Foto: João Urban)

A Casa da Cultura Polônia Brasil juntamente com o Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba realizam ação inédita de simultaneidade lançando a exposição fotográfica “Aproximações: Ucranianos e Poloneses nas fronteiras agrícolas do Paraná” do fotógrafo curitibano João Urban, no Brasil, Polônia e Ucrânia. A exposição “Aproximações” é um desdobramento do trabalho realizado em 2013 pelo fotógrafo João Urban, ... Leia Mais »

Lançamento de livros e autógrafos na Casa da Cultura Polônia Brasil.

Livro Mockup 2

Durante a III Feira de Arte e Cultura que acontece neste domingo dia 9 de outubro a Casa da Cultura Polônia Brasil fará o lançamento de três livros, sendo que um deles é resultado do trabalho de artistas de origem polonesa responsáveis pela exposição “Lendas Polonesas” que itinerou de 2014 à 2015 pelo Paraná e Rio Grande do Sul e ... Leia Mais »

Casa da Cultura Polônia Brasil realiza “III Feira de Arte e Cultura” em sua sede em Curitiba.

(Fotos da I e II Feira de Arte e Cultura da CCPB)

  A Casa da Cultura Polônia Brasil, uma instituição sem fins lucrativos localizada na capital paranaense, promoverá no domingo 09 de outubro a próxima edição da sua Feira de Arte e Cultura. A instituição quer repetir o sucesso das feiras anteriores e oferecerá ao público muitas opções de artesanato, apresentação de dança, etc. A CCPB que desde sua fundação em ... Leia Mais »

Sarau de Poesia – Wislawa Szymborska.

(Wislawa Szymborska)

No último dia 17 aconteceu o Sarau de Poesia, homenageando Wislawa Szymborska (1923-2012), como parte da programação de aniversário de 140 anos do Museu Paranaense, em Curitiba. Regina Przybycień – tradutora e grande conhecedora da obra desta autora – fez a abertura do evento, e estudantes e professores de idioma polonês leram os poemas nas duas linguagens. Esse evento foi ... Leia Mais »

Museu Paranaense completa 140 anos e Casa da Cultura Polônia Brasil participa da comemoração.

Atividades gratuitas serão ofertadas durante todo o mês de setembro em comemoração ao aniversário. Em setembro, o Museu Paranaense, uma das instituições públicas mais antigas do Paraná, completa 140 anos. Para comemorar a data serão realizadas atividades culturais abertas ao público durante todo o mês. Confira a programação completa abaixo. O objetivo dessas atividades é estimular os visitantes a experimentarem ... Leia Mais »

A Casa da Cultura Polônia Brasil recebe o grupo Sutari, que vem ao Brasil como parte da programação organizada pelo Comitê Olímpico Polonês.

(Foto: Aleksandra Gronowska / Arte: Axel Giller)

No âmbito do programa de apresentação da cultura polonesa no Brasil, realizado por Culture.pl, o Sutari – um grupo de música folclórica e jazz – iniciou colaboração artística com músicos brasileiros selecionados e durante sua estada no Brasil o grupo realizará oficinas e sessões conjuntas com artistas brasileiros. Dentro da programação será realizada uma série de concertos em várias cidades ... Leia Mais »

Nova geração de cineastas poloneses ganham espaço na Cinemateca de Curitiba.

brasil16_cartaz

O Festival de Cinema Polonês exibe ao público brasileiro, desde 2009, as melhores produções cinematográficas da Polônia, em sua maioria inéditas no país. A 6ª edição conta com a exibição de 6 longas de ficção e 6 curtas documentários que irão circular pelos principais centros culturais do Brasil. Em  Curitiba, acontece na Cinemateca, do dia 17 a 20 de agosto ... Leia Mais »